Está cheio de dúvidas?
Perfeito, você está no lugar certo!
A maioria das grandes dúvidas dos nossos participantes se encontra nessa página, no entanto, se as mesmas persistirem,
por favor entre em contato conosco através da nossa página de contato, ou pelas nossas redes sociais.
O que é ser participante de pesquisa clínica?
Ser PARTICIPANTE de PESQUISA CLÍNICA é fazer parte do processo de desenvolvimento de INOVAÇÕES e MELHORIAS de produtos de consumo e higiene pessoal!!!
É quando uma pessoa CONCORDA em participar, GRATUITA e VOLUNTARIAMENTE, de uma pesquisa clínica que será conduzida para testarmos a segurança e/ou eficácia de um produto cosmético!
Para ser um participante, a pessoa precisará confirmar ter entendido todas as explicações sobre a pesquisa logo após a equipe de condução fornecer todas as informações necessárias e tirar todas as suas dúvidas, sendo então registrado em um documento chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Após essa etapa então é que começa de fato a participação na pesquisa, onde o participante passará por alguma avaliações e receberá o produto investigacional e o(s) documento(s) que deverá preencher conforme orientações; itens esses que deverão ser devolvidos ao finalizar o estudo.
O participante de pesquisa clínica pode ser chamado de cobaia?
Achou que fossem a mesma coisa?!?
A diferença entre um e outro é simples: CONSENTIMENTO!!!
Ou seja, para um ser humano fazer parte de uma pesquisa clínica ele PRECISA PRIMEIRAMENTE CONCORDAR EM PARTICIPAR da pesquisa de seu interesse depois de ter tirado todas as suas dúvidas e afirmar ter entendido todas as explicações, tendo assim em suas mãos O PODER DE ESCOLHA!
O instituto que realizar a pesquisa deve esclarecer para o participante todos os seus direitos garantidos pelo COMITÊ DE ÉTICA, que APROVA se a pesquisa é de fato SEGURA!
A participação é VOLUNTÁRIA porque a pessoa DECIDE se quer começar e até se quer interromper a participação mesmo já tendo começado; e é GRATUITA porque não deve gerar nenhum custo para o participante, por isso o RESSARCIMENTO dado no final da participação, para compensar os possíveis gastos com as visitas!
Terei alguma ajuda de custo ao participar?
Em todas as pesquisas haverá um valor de RESSARCIMENTO a ser pago no final da participação daqueles que cumprirem todo o cronograma de visitas!
Não é cachê, nem pagamento, nem remuneração, nem incentivo...é RESSARCIMENTO por questões éticas!!!
Como a participação é PRESENCIAL para que os participantes tenham avaliações ANTES, DURANTE e APÓS o uso dos produtos, por essa necessidade de deslocamento ao instituto de pesquisa e das horas disponíveis, esse valor é oferecido para ressarcir os possíveis custos dos participantes ao comparecerem.
O valor é específico de cada pesquisa, pois vai depender do tempo de duração, da quantidade de visitas, entre outros fatores; e no caso da participação precisar ser interrompida antes do término do estudo, o ressarcimento será proporcional às etapas que foram concluídas!
É possível participar de mais de uma pesquisa ao mesmo tempo?
O participante NUNCA PODE participar de estudos simultâneos, nem no mesmo instituto de pesquisa, nem em locais diferentes!
Mesmo que sejam produtos diferentes com aplicações em diferentes regiões do corpo, alguns resultados de avaliações que realizamos podem se sobrepor, influenciando e/ou atrapalhando a análise esperada!
O INTERVALO MÍNIMO entre uma participação e outra é de 28 DIAS e sempre antes de te agendarmos aqui na ARTHA, nós iremos verificar no nosso Banco de Dados se o participante interessado já não ingressou em alguma pesquisa nossa no momento; e referente a estudos de outros lugares, iremos questionar se existe alguma participação em andamento.
Ao participar de uma pesquisa, quais serão as minhas responsabilidades?
Ao AGENDAR a participação em uma pesquisa, já temos expectativas de que o participante: (1) tenha lido atentamente o anúncio da pesquisa com a descrição do perfil, dos principais critérios necessários e da disponibilidade exigida; (2) compareça na data e horários marcados e confirmados previamente, seguindo as instruções de preparo para a visita; (3) comunique com o máximo de antecedência possível em casos de atraso ou falta!
Já ao iniciar o estudo, nosso participante terá como obrigações: (1) seguir exatamente as instruções fornecidas em cada visita pela equipe de condução e as que estão nos documentos entregues ao longo do estudo; (2) preencher, quando assim precisar, devidamente e com atenção esses documentos, seguindo as orientações da equipe; (3) relatar de imediato sobre o uso de medicamentos, doenças, sintomas de possíveis reações ao uso do produto investigacional; além de continuar mantendo o comprometimento com as datas e horários das visitas, e avisar os atrasos e faltas, em todas as visitas!
O descumprimento de qualquer orientação dada pela equipe da ARTHA poderá acarretar na interrupção da sua participação em alguma pesquisa em andamento e/ou na suspensão do seu cadastro conosco!
Tem problema eu desistir da pesquisa que estou participando?
Problema nenhum!!!
Você possui o DIREITO de desistir da pesquisa A QUALQUER MOMENTO; seja na leitura do TCLE, na avaliação da VISITA DE INCLUSÃO ou mesmo já tendo começado a usar o produto da pesquisa e já estar na metade do cronograma...não importa!!!
Sua participação depende da sua concordância e consentimento e nenhum participante será penalizado ao decidir interromper a própria participação em qualquer uma pesquisa!
Onde eu consigo todas as informações sobre a pesquisa que irei participar?
Quando publicamos o anúncio de uma pesquisa, nós divulgamos pra vocês algumas informações iniciais consideradas fundamentais para que minimamente saibam do que se trata a pesquisa e do que precisa para participar; e assim então podemos agendar o que será a VISITA DE INCLUSÃO, que é como chamamos a visita da primeira avaliação presencial!
É na primeiríssima etapa dessa primeira visita o momento em que um dos nossos técnicos da equipe de condução irá te atender para ler e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o documento que consta todas as informações necessárias para que você compreenda e concorde (ou não) em participar de fato! É com esse técnico que você poderá tirar todas as suas dúvidas antes de iniciar sua participação, e assim será em todas as pesquisas que você agendar!
Neste documento nós descrevemos
- o objetivo do estudo;
- qual é o produto investigacional;
- os benefícios esperados por seu uso;
- os riscos possíveis e quais precauções deverão ser tomadas;
- os procedimentos realizados em todos os dias de atendimento;
- o tempo de duração total da pesquisa e de cada visita;
- e também as suas responsabilidades enquanto participante.
Mas afinal, o que é pesquisa clínica?
A PESQUISA CLÍNICA existe para responder diversas perguntas do nosso cotidiano, como...
- se o novo creme clareador de manchas, clareia mesmo;
- se o desodorante que retém o mau odor por 48 horas, retém mesmo;
- se a pomada para assaduras, funciona;
- e até sobre a vacina do COVID.
É uma INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA em que PESSOAS participam VOLUNTARIAMENTE de testes para AVALIAR e VALIDAR produtos de higiene pessoal, cosméticos, maquiagens, fraldas, remédios e até mesmo vacinas, amparados por profissionais da saúde!
Qualquer novo produto cosmético, de higiene pessoal e farmacêutico, antes de ser lançado no mercado, precisa comprovar que é seguro para consumo humano e que cumpre o que promete cumprir, seja um analgésico ou um protetor solar, por exemplo!
Tem pesquisas para menores de idade?
A participação de bebês, crianças e adolescentes somente se dá mediante presença e autorização dos representantes (pai, mãe ou responsável legal), que registram o consentimento em modelo de TCLE específico para menores de idade!
Vale ressaltar que é necessária a segurança do produto já ter sido comprovada em adultos antes de se conduzir um estudo com menores de idade!
Tem problema amigos e/ou familiares participarem da mesma pesquisa que eu?
Problema nenhum!
AO CONTRÁRIO!!!
Quanto mais, melhor!
A participação só irá depender dos critérios de perfil de cada pesquisa a serem avaliados para confirmar se a pessoa se enquadra, e se ela possui disponibilidade para comparecer às visitas!
Peça para que nos sigam nas redes sociais e preencham o Cadastro de Participante!!!
Nos alegra muito quando um participante indica ou convida uma pessoa conhecida para participar das pesquisas, pois além de nos ajudar a crescer, e isso contribuir com a realização de mais estudos; significa também que quem já participa conosco gosta do nosso trabalho a ponto de recomendar!
Uhuuul!!!
Qual a diferença entre cadastro de participante e inscrição no estudo?
Vamos lá, aqui na ARTHA denominamos CADASTRO e INSCRIÇÃO da seguinte forma:
- CADASTRO DE PARTICIPANTE é o registro para se tornar parte do nosso banco de dados e permite que a gente tenha no nosso sistema o seu perfil e os seus contatos para uma oportunidade futura de participar das nossas pesquisas!
X
- INSCRIÇÃO NO ESTUDO é o que você irá fazer quando divulgarmos um novo estudo de avaliação de produto que seja do seu interesse!
E um depende do outro!!! Só podem fazer a INSCRIÇÃO para participar de um estudo quem já tiver preenchido seu CADASTRO conosco!!!
Este é um requisito dos nossos procedimentos para melhor gerenciar o controle de nossos estudos e participantes!
Então não espere uma coisa pra fazer a outra, já deixe logo seu cadastro preenchido pra depois só ficar de olho nas pesquisas disponíveis, combinado!?
#vempraarthapesquisas 🌟
Corro algum risco em participar de pesquisas clínicas?
Ao conduzirmos uma pesquisa clínica com a participação de humanos, significa que testes toxicológicos, IN VITRO, já foram realizados e a segurança para que pessoas possam testar o produto sem danos à saúde já foi provada! A partir daí, com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), podemos e devemos testar a EFICÁCIA (se realmente funciona) e a SEGURANÇA (se ocorrem possíveis desconfortos e/ou reações locais na região de aplicação do produto), sendo estas as pesquisas que realizamos com vocês, participantes, para que o produto tenha autorização para ser comercializado!
A possibilidade do risco, que chamamos de EVENTO ADVERSO (ou uma "reação não esperada") é baixa, porém existente, e por isso sempre iremos mencionar no TCLE e no nosso atendimento presencial; e principalmente, sempre iremos questionar no agendamento se o participante possui algum histórico de desconforto com o tipo de produto da pesquisa de seu interesse, para que não seja exposto a esse risco, já tendo uma probabilidade...
Durante todo o andamento de uma pesquisa, nosso participante é acompanhado por técnicos formados (enfermagem, farmácia, biomedicina, química) e médicos de diversas especialidades (dermatologia, oftalmologia, pediatria, otorrinolaringologia) treinados na área de pesquisa clínica! Então caso surja alguma reação durante sua participação, nossa equipe responsável pela condução da pesquisa irá prestar toda a assistência necessária! Basta nos comunicar!!!
Posso pedir que não divulguem minhas informações pessoais nem fotos?
A ARTHA PESQUISAS se compromete em cumprir a legislação local e segue todos as diretrizes impostas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)! Isso significa que todos os seus dados serão coletados, armazenados e tratados a partir da SUA AUTORIZAÇÃO, registrada no ato de se cadastrar conosco, ao concordar com a nossa política de privacidade!
Você precisará dar esse consentimento em momentos específicos:
- ao preencher o Cadastro de Participante;
- ao iniciar a participação em uma pesquisa, assinando o TCLE;
- ao questionarmos sobre a RENOVAÇÃO dos seus dados no nosso banco, após 3 anos de cadastrado.
Todos os seus dados pessoais, considerados como SENSÍVEIS, em todas as vezes que participar de uma pesquisa, são obrigatoriamente ANONIMIZADOS, ou seja, serão utilizados em documentos e registros do estudo por meios técnicos de codificação (números, siglas) de forma que não sejam identificáveis!
Somente pessoas autorizadas terão acesso, com total confidencialidade;
e no caso de fotos e necessidade de publicação do resultado do estudo, tarja preta nos olhos ou recortes específicos são usados com a finalidade de preservar a identidade do participante de pesquisa e garantir sua privacidade!
Estando em uma pesquisa, o que devo fazer no caso de alguma emergência?
Você precisa entrar em contato o quanto antes com o número específico informado no TCLE e também na etiqueta do produto investigacional caso sinta qualquer sintoma ou efeito anormal que possa ter relação com o produto do estudo em que você esteja participando.