Chamada de SkinEthic HCE, é mais uma inovação científica da EPSKIN, empresa de engenharia tecidual para métodos alternativos aos testes em animais, que é líder no ramo e trouxe a produção aqui para o Brasil, tornando possível o uso em estudos pré-clínicos locais! A EPSKIN já produz desde 2019 PELE HUMANA RECONSTRUÍDA (SkinEthic RHE), também usada em testes de laboratório de ingredientes que possam causar irritação na pele.
A novidade irá substituir o uso de córnea animal na realização dos testes iniciais que buscam garantir que ingredientes que possam entrar em contato com os olhos não são tóxicos e, portanto, não oferecem riscos de alergia ou irritação em humanos.
O desenvolvimento desse método alternativo e sua produção no nosso país é considerado um grande avanço por:
🔬 ser mais um passo na redução dos testes em animais em laboratórios do Brasil e da América Latina;
🔬 eliminar os riscos à nossa saúde que poderiam ser causados por esses testes não serem realizados;
🔬 trazer resultados de análise biológica muito mais próximos das nossas reações do que a pele de um tecido animal traz, pois é formado a partir de células epiteliais da córnea, que crescem em camadas e formam tecido humano;
🔬 atender à exigência do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), que regulamenta a ética nesse tipo de estudo.
OBS: Essa fase de testes in vitro é a pesquisa de segurança inicial de um produto, que permite a realização das pesquisas clínicas, como as que fazemos (por isso a do laboratório é chamada pré-clínica 🧫).
E #VIVAACIÊNCIA 🧪
Encaminha esse post pra alguém que precisa ver essa notícia!!!
FONTES: Jornal 🗞 O Globo, impresso, de 26/05/2022 e site 💻
Você sabia que pode usar cosméticos sem pagar nada?
Seja nosso participante e aproveite todas as vantagens! 🌟Ao participar de uma pesquisa, de forma voluntária e gratuita, você. 🧴Recebe