Você sabe qual é o seu fototipo? entenda o conceito que define a forma como cada pele reage ao sol

Está gostando? Compartilhe

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologista, existe uma escala – criada pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick – onde são classificados 6 fototipos de pele: essa escala mostra o nível de sensibilidade e bronzeamento da pele após tomar sol. Na prática, descobrir qual é o seu fototipo é importante para saber a maneira certa de proteger-se do sol e, consequentemente, do câncer de pele, queimaduras e manchas solares. Confira!Fototipos são classificados pela quantidade de melanina no organismo

Artha Fototipo

Os 6 fototipos de pele foram medidos de acordo com a quantidade de melanina no organismo, já que é essa proteína que dá a pigmentação da pele. Confira a tabela: 

Fototipo I. pele branca, muito sensível à radiação solar (nunca bronzeia, sempre queima) ;

Fototipo II. pele branca, sensível à radiação solar (pouco bronzeia, sempre queima);

Fototipo III. pele morena-clara, moderada sensibilidade solar (bronzeia moderadamente, queima moderadamente);

Fototipo IV. pele morena-moderada, pouca sensibilidade solar (sempre bronzeia, pouco queima);

Fototipo V. pele morena-escura, discreta sensibilidade solar (sempre bronzeia, raramente queima);

Fototipo VI. pele negra, nenhuma sensibilidade solar (nunca bronzeia nem queima).

Dessa forma, quem tem a pele clara tem menos melanina no organismo e, consequentemente, é mais sensível ao sol e as queimaduras. Já quem tem a pele negra tem bastante melanina e quase não é sensível ao sol. 

Saiba como se proteger do sol de acordo com o seu fototipo

Depois de observar a tabela, é fácil perceber que quanto menor o fototipo, maiores devem ser os cuidados com o sol. É que a radiação ultra-violeta pode causar câncer de pele a longo prazo e, a curto prazo, pode causar queimaduras e vermelhidão – sem contar com as chances de flacidez e rugas por causa da quebra das fibras de colágeno. Para cada fototipo de pele, há uma proteção indicada:

Pele branca: pessoas com este fototipo têm sensibilidade ao sol e por isso devem usar filtro solar com FPS alto. Os dermatologistas indicam, no mínimo, produtos com FPS 30 ou 50, além de proteger-se com chapéu, óculos de sol e barracas.

Pele morena clara e moderada: esse tipo tem sensibilidade normal ao sol e o protetor solar não deve ser deixado de lado. A pele é um pouco mais resistente à exposição, mas o indicado ainda é o FPS com fator 30. 

Pele morena escura e negra: são as peles mais resistentes ao sol, mas nem por isso devem deixar o protetor solar de lado, mas está liberado apostar no FPS 1

Comente o que achou:

Aproveite e veja também:

Rua Buenos Aires, nº 68 - Sala 3.401
Centro / Rio de Janeiro -